06 perguntas que solucionam seus problemas
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Publicado por Jota

6 perguntas que solucionam seus problemas


É muito comum empacar em algum ponto durante o desenvolvimento de um projeto ou ideia, não é? Já aconteceu com você? Certamente já aconteceu comigo e foi utilizando essas 6 perguntas básicas que consegui solucionar meu problema de “travamento”.

Eu estava desenvolvendo um workshop para uma grande empresa e, versão após versão, não estava ficando satisfeito com a organização das ideias, conteúdo dos slides e os elos entre temáticas. Escrevi e reescrevi. Quando em um ponto me senti frustrado e resolvi tirar uma pausa de 20 minutos, aproveitei para me questionar algumas coisas e, como num passe de mágica, minha apresentação ficou pronta em 30 minutos!

Não serei presunçoso em afirmar que grande parte das pessoas sequer se questiona isso e acabam entregando produtos e serviços ruins ou medíocres no mercado. As perguntas, assim como você verá (e já deve estar ansioso agora), são bastante óbvias e igualmente poderosas.

Detalhe importante: é valiosíssimo que as respostas não fiquem apenas nos pensamentos. Escreva em um papel ou num arquivo digital, como preferir. Escrever é fundamental para organizar as ideias!

Porque?

A primeira é “por quê?”. Sempre que se propor um novo projeto, a estruturação de ideias e comandos, implementação de novas estratégias de precificação etc, se questione “por quê estou fazendo isso? Por quê quero fazer isso? Por quê isso é importante para mim ou para quem consumirá o resultado?”.  

Para quem?

Em seguida se questione “para quem?”. É imprescindível que você tenha a clareza de quem será o consumidor dessa nova ideia, pois somente assim você poderá construir algo que verdadeiramente atinja o público ideal. Para facilitar essa resposta sugiro a aplicação do mapa de empatia! Você poderá ter melhor entendimento sobre essa ferramenta em outro artigo aqui

Qual problema o consumidor quer resolvido?

Totalmente concatenado ao mapa de empatia vem a pergunta: qual problema o consumidor quer resolvido? Você concorda que quase todo produto ou serviço de alta demanda está ligado à solução de um problema? Pense aí. Quanto melhor você for capaz de solucionar a problemática do público alvo, maior será a publicidade positiva gerada pelo mesmo e mais dinheiro esse grupo vai topar pagar para ter acesso ao que você oferta.

Onde?

É a pergunta que lhe posicionará geograficamente ou virtualmente. Onde você deverá investir seu dinheiro, tempo e energia? É numa loja física? Qual bairro? Qual o tamanho do espaço necessário? Se for através da web, qual será a rede social utilizada? Será um site? Bom, você deve ter entendido meu ponto.

Como?

Uma vez que as outras perguntas anteriores já foram respondidas, possivelmente essa será a que apresentará a maior dificuldade e lhe demandará mais esforços e pesquisas. O “como” lhe possibilitará entender o meio, o processo pelo qual você chegará ao resultado desejado.

No caso do workshop que citei no inicio do texto, para que você entenda a exemplificação, o “como?” foi da seguinte forma: será um workshop de 5 horas de duração; somente os colaboradores da empresa, ou seja, sem nenhum gestor envolvido; a turma será formada em círculo e em unidades intimistas; apresentarei atividades práticas com escritas e dinâmicas individuais e em grupo para estabelecer reflexões e impossibilitar monotonia. Conseguiu visualizar?

Perceba que neste momento você já tive clareza de quais serão os recursos materiais necessários para a realização do workshop: cadeiras, canetas, papel, prancheta, bexigas de balão, palitos de dente, notebook e um projetor etc (sei que alguns itens não fizeram sentido para você nesta lista, mas acredite, eu usei, rs).

O que eu espero como resultado e como medir?

Aqui você deixará bem evidente para si quais objetivos você almeja e iniciar o estabelecimento de métricas para avaliação do resultado e do processo como um todo. Será essa parte que lhe permitirá entender quais foram os pontos fortes do projeto e o que precisa ser corrigido em uma nova oportunidade.

Existem várias outras perguntas que são totalmente pertinentes, como por exemplo o “quando” e o “com quem”, mas essas são as 6 mais importantes que irão te ajudar a destravar e deslanchar seu projeto ou ideia.

Se estas perguntas lhe foram uteis, me deixe saber como foi para você! Me envie um e-mail e será um prazer conversar com você sobre isso!

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