Não saber é diferente de não ser possível
usuario

Publicado por Jota

Profissionalizar uma paixão: Não saber é diferente de não ser possível!


Há algumas semanas eu estava em um restaurante com amigos da faculdade e, como praticamente todos seguimos caminhos e atuações profissionais distintas, compartilhávamos experiências atuais, conquistas e frustrações. Duas coisas me chamaram a atenção nesse dia: o desconhecimento sobre valor agregado e a capacidade de profissionalizar uma paixão. No artigo de hoje falarei sobre o segundo tópico.

Um amigo se mostrava insatisfeito com uma situação que talvez você já vivenciou ou vivencia nesse momento. Ele trocou uma carreira pela qual era apaixonado por não enxergar oportunidades de crescimento naquilo que exercia. Em sua concepção essa era a única saída. Ele até afirmava que seu novo emprego era legal, que o estava satisfazendo e oferecia perspectiva de crescimento salarial. Ao mesmo tempo, dizia que não era uma ocupação apaixonante como a anterior. Como você já deve ter percebido, valorizo muito trabalhar com algo que traga real satisfação e realização. Assim sendo, depois de ouvir com atenção suas palavras, vesti meu papel de Coach.

Primeiro ponto que gostaria de trazer que pode mudar toda sua vida: quando você tem apenas uma opção de escolha, você está preso! Se tiver duas opções, você terá um dilema. Se tiver três ou mais, ah, aí sim você terá liberdade! Pensando nisso te convido a pensar sempre em mais de duas soluções para cada problema que tiver na sua vida! Por menor que ele seja…

Profissionalizar uma paixão é possível!

Recentemente ouvi um relato fantástico de outro Coach falando sobre um coachee que estava extremamente insatisfeito com seu trabalho e adoraria profissionalizar e tornar rentável a sua paixão. E a paixão dessa pessoa era vinho! Talvez você esteja se perguntando como seria possível. Talvez você pensou que ou ela abriu um restaurante, ou começou a produzir seu próprio vinho em sua vinícula, ou virou someliê, ou sei lá mais o que.

Olha que incrível: essa pessoa, que não tinha muitos recursos financeiros para fazer altos investimentos em propriedades, latifúndios e plantações, usou a tecnologia a seu favor criando um aplicativo de cadastramento de pessoas num “clube do vinho”. Através desse aplicativo,  todos os meses as pessoas inscritas recebem em suas casas uma linda caixa com um vinho variado, taça, conteúdos informativos, adesivos, etc. Hoje esse “clube” está fazendo muito sucesso e rendendo muito dinheiro. Resumidamente: o seu fundador conseguiu profissionalizar uma paixão e está vivendo disso (algo que para muitos teria sido inviável)!

Como isso se enquadra no caso que estava citando? Meu amigo estava preso. Ele não enxergava outras opções, apenas uma! Como bom amigo e Coach que sou comecei a conversar com ele, questioná-lo e provocá-lo. A conclusão foi que ele acreditava ser impossível alcançar o que ele desejava simplesmente porque ele não sabia como fazê-lo! Perceba então, caro leitor, que existe uma diferença clara entre algo não ser possível e você simplesmente não saber (ainda) como fazer!

Para tudo existe mais de uma opção. Não se limite. Não limite suas escolhas!

Você acredita que uma pessoa apaixonada por futebol só tem uma opção para viver de futebol? Ou ela se torna jogador profissional ou ela não vive o esporte? Ao meu ver, e se fizer sentido pra você também, essa pessoa tem liberdade de escolha: ela pode se tonar um jogador profissional, pode montar uma escolinha, pode vender materiais de futebol, ser jornalista esportivo, narrar partidas, montar um site ou blog esportivo, virar colunista, piadista, entre várias e várias outras opções! Ainda que ela não se torne um jogador, alguma dessas outras opções profissionais fará essa pessoa amar menos o futebol? Se qualquer uma dessas possibilidades se mostrar rentável, será que ela não terá profissionalizado o futebol em sua vida?

Antes então de assumir algo como impossível, reflita, pesquise, converse com pessoas e, principalmente, procure um Coach! Profissionalizar uma paixão transformando o que você ama fazer em algo que traga lucros é sim possível. Se você não sabe como fazer acontecer, aceite e procure ajuda!

Ah, e meu amigo? Decidiu retomar sua profissão-paixão e adotar novas estratégias para alavancar a carreira para conquistar seu sonho! Em breve espero poder compartilhar o caso de prosperidade desse amigo aqui com você.

EBOOK: O GUIA PARA SEU TRABALHO VALER AINDA MAIS

Comentários

Comentário