Rapport: como se dar bem em uma entrevista de emprego?
usuario

Publicado por Jota

Rapport: como se dar bem em uma entrevista de emprego?


Hoje vou te dar uma dica tão valiosa, mas tão valiosa, que deveria cobrar por esse texto! Rs. Como quero ver o seu crescimento e sou um cara bacana, vou te presentear com esse conhecimento que pode mudar a sua vida profissional. Ele serve para várias circunstâncias, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Nesse texto, no entanto, vou direciona-lo para que você aprenda a como se dar bem em uma entrevista de emprego.

Quando a confiança acontece…

É difícil mensurar quando começa a confiança em outra pessoa e o que ela tem que fazer para conquistar isso, não é mesmo? Não existe um pré-requisito ou um checklist. A confiança simplesmente acontece e, como num passe de mágica, um belo dia você acorda e BANG, percebe que confia naquele indivíduo. E se eu te contar que existe uma técnica que acelera a conexão entre pessoas e facilita, de forma inconsciente, o estabelecimento da confiança? É sobre esse conhecimento que irei te falar hoje. Mais precisamente sobre como aplica-lo em uma entrevista para conseguir o trabalho dos seus sonhos.

Já de antemão quero deixar evidente que não basta aplicar essa técnica e seus problemas estarão resolvidos. Você tem que dominar os conhecimentos técnicos necessários e outras competências do cargo que está pleiteando!

Bom, vamos ao que interessa….

Aprenda agora a como se dar bem em uma entrevista de emprego!

Essa técnica a qual me referi aqui em cima se chama rapport, palavra de origem francesa para determinar “conexão”. Estabelecer esse link entre você e a pessoa com a qual está conversando é fundamental para iniciar uma boa relação e causar uma boa primeira impressão. Já teve a sensação de conhecer uma pessoa há anos e, no entanto, vocês acabaram de se apresentar? Rapport! A conversa flui naturalmente, super agradável e sinérgica? Rapport! Você gosta dela de graça? Rapport!

Como se dar bem em uma entrevista de emprego aplicando isso? Usando a técnica de espelhamento (corporal, gestual, vocal, linguístico, etc)! De forma sutil você irá copiar a postura, tom de voz, gestual e escolha de palavras do entrevistador e incorpora-los ao seu repertório naquele momento. Não é jogo de mímica! Se você fizer as mesmas coisas, idênticas e no mesmo instante, a pessoa irá perceber e achará super estranho. Você não quer isso.

Assim que entrar na sala de entrevista, sente-se com uma postura neutra e então identifique como o entrevistador está sentado, se está com as pernas ou braços cruzados, se gesticula muito, se passa a mão no cabelo ou coça o nariz, se fala rápido ou devagar, alto ou baixo, quais as expressões que ele mais usa, etc.

Comece então a espelhá-lo. Alguns segundinhos depois de cada movimento dele, você irá repetir, mas não precisa ser exatamente o mesmo movimento. Por exemplo, se ele coça o olho você então passe a mão no queixo. Se ele cruza a perna de um jeito, você também cruza na sua própria maneira. Entende? Se o entrevistador fala de forma pausada e calma, faça igual. Se fala de maneira rápida e agitada, faça igual também. Se ele movimenta muito as mãos durantes as falas, faça-o também! Bom, você já entendeu o ponto.

Detalhe: isso só demanda os dois minutos iniciais da conversa! Com uns 10 minutinhos (ou até menos) a conexão já terá sido estabelecida e o restante fluirá com naturalidade.

Quando você espelha alguém, o inconsciente dessa pessoa capta esses sinais e entende como se você a compreendesse.

O entrevistador não percebe de forma consciente o que você está fazendo, mas o inconsciente dele sim. E é aí que está o pulo do gato! Quando você espelha essa pessoa, o inconsciente dela capta esses sinais e entende como se você a compreendesse. É como se você fizesse parte do mundo dela. A partir disso a confiança começa a se estabelecer. Você sairá da entrevista de emprego deixando uma boa impressão no entrevistador e fazendo com que ele pense: “não sei porque, mas gostei dessa pessoa”!

Acha que estou viajando na maionese? Vou te dar uma prova: repare como casais ou melhores amigos se comportam quando estão próximos uns dos outros. Repare como se sentam, como gesticulam, falam e outras características de espelhamento. Você ficará surpreso com o que vai ver e comprovar.

Eu poderia lhe dizer muito mais sobre como essa técnica verdadeiramente funciona. Vai por mim,  é incrível! Mas quero que descubra por conta própria. Vá lá testar então e me conta dos seus resultados! Aprender a como se dar bem em uma entrevista de emprego não é tão difícil como parece!

EBOOK: O GUIA PARA SEU TRABALHO VALER AINDA MAIS

Comentários

Comentário