Como solucionar a insegurança e instabilidade financeira em 02 passos
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Publicado por Jota

Como solucionar a insegurança e instabilidade financeira em 02 passos


Com certeza você já ouviu o ditado que diz que um dia é da caça e outro do caçador, certo? Bom, estive refletindo sobre isso e conclui que tratando-se de mercado e empreendedorismo, nada pode ser mais verdade do que isso. Em épocas você capta vários clientes, agenda bem preenchida e bastante dinheiro entrando, mas infelizmente em outras épocas, como diz outro ditado, é de vacas magras.

Na vida do profissional liberal ou autônomo nada consegue ser mais angustiante do que a incerteza do dia de amanhã e a (quase) eterna insegurança financeira que advém das oscilações do mercado. Até porque o país só funciona depois do carnaval, dezembro já é período festivo e existem 1 trilhão de feriados ao longo do ano. Ou seja, o mercado de serviço fica quente num curto período. Estou certo ou não estou?

A virada de jogo para não sofrer de ansiedade e angústia com essas situações podem ser duas opções que você pode adotar imediatamente.

A primeira é prestar serviços Premium, pois praticando preços Premium você não precisará de agenda cheia e ficar prospectando um monte de clientes toda semana para conseguir ter um bom faturamento ao final de cada mês. Para deixar essa pauta ainda mais evidente, recomendo a leitura do artigo os grandes problemas de começar cobrando barato.

Vale ressaltar que não basta simplesmente você subir seus preços do nada. É necessária uma ação estratégica e assertiva para que isso aconteça. Para começar a clarear as ideias sobre o tema, sugiro a leitura do artigo gerando valor agregado.

Vamos imaginar que dois profissionais de atuação semelhante cobram, cada um, mil reais e outro 4 mil pelos seus respectivos serviços. Supondo que o objetivo de faturamento mensal deles, baseado no estilo de vida que cada um leva, seja de 12 mil reais para ambos, quem você acredita que precisará fazer mais esforço para atingir essa meta? O profissional que tem que, todo mês, captar 12 novos clientes ou o que tem que captar 3 prospectos?

Não vou entrar no mérito agora, vou deixar para outro artigo, mas já adianto que a crença de que vender algo barato é mais fácil que algo caro é bem equivocada. Muitas vezes vender algo caro exige até menos esforço. Isso tem tudo a ver com o público alvo. Mas como eu disse, essa pauta fica pra outro artigo.

Agora vou te dar uma sugestão que me foi muito benéfica para solucionar essa problemática e pode funcionar para você também.

Se seu caso é de fidelização de clientes e recebimento recorrente sobre os mesmos, talvez essa dica não seja tão valiosa para você, mas se assim como eu você demanda de um fluxo de captações de novos clientes, certamente será muito útil.

Para sanar o problema de “meses bons e meses ruins”, apliquei uma estratégia em meu negócio para nivelar os meses e me possibilitar uma estabilidade (ainda que curta) e previsibilidade financeira. Simplesmente adotei a forma de recebimento parcelado sobre minhas vidas na máquina de cartão de crédito. Em minha atividade não preciso de alto fluxo de caixa, logo não preciso receber todo o montante da minha venda de uma única vez (o que também acarreta em maiores taxas pelo fornecedor da máquina).

Muitas são as vezes que faço parcelamento superior ao período em que de fato trabalharei com determinado cliente, o que me possibilita continuar recebendo mesmo após já ter concluído minha participação. Entende o que quero dizer?

Vamos ao exemplo

Acontece com frequência de vender um pacote de 6 meses de duração do meu trabalho e parcelar o pagamento em 10x, o que me gera uma “folga” de 4 meses de recebimento sem trabalhar, entendeu? Logo, quando isso acontece com vários clientes ao longo de um determinado período, essas folgas vão se acumulando como uma bola de neve e me gera uma renda residual satisfatória.

Essa abordagem me permitiu neutralizar os períodos de vacas magras, pois me dá a previsibilidade de quanto irei receber no mês seguinte ainda que eu não capte nenhum novo cliente. Mês passado, por exemplo, em que me dediquei full-time ao desenvolvimento de um novo projeto, não fiz nenhuma nova captação e ficou tudo bem, pois com o acúmulo dos meus recebimentos residuais, eu tinha a certeza que conseguiria me sustentar satisfatoriamente por mais 5 meses.

Concluindo o projeto voltei às minhas atividades normais, captei novos clientes e continuo formando receita residual para meses atípicos. Um ponto importante para fazer essa estratégia dar certo é parar de vender horas de serviço e passar a vender resultados. Sei que pode parecer difícil, mas o tal projeto que desenvolvi e
comentei nos parágrafos acima veio para te ajudar nesse passo.

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Entre em contato comigo pelo e-mail vemcomigo@coachjota.com.br e com prazer lhe apresentarei o Programa Pacotes Premium. Nesse meio tempo, para se familiarizar com a ideia, leia o artigo marcas prometem.

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