Encontrando aliados para a trajetória da sua vida
usuario

Publicado por Jota

Encontrando aliados para a trajetória da sua vida


Para você o que significa ter aliados? Há algum tempo tive uma quantidade de reveses profissionais em um único dia que me fizeram questionar se estava fazendo a coisa certa. Fiquei pra baixo por umas boas horas, reflexivo, tentado enxergar onde estava meu erro na estratégia e o que eu poderia fazer de diferente. Nesse meio tempo fiquei com a autoestima abalada e confiança em cheque. Como você pode imaginar, não encontrei naquele momento as respostas que queria ou precisava.

Fui para casa, descansei e decidi ir para a academia. Chegando lá encontrei grandes amigos da minha antiga profissão. Após uma conversa breve na cantina da academia, resolvemos fazer um treino coletivo. Foi ótimo, aliviei as tensões, me diverti com bate-papos frívolos e me acalmei com o suporte que me deram mediante às minhas frustrações. Que bom que fui para a academia!

Mais tarde, já com os ânimos no lugar e confiante novamente, liguei para minha namorada para nos atualizarmos sobre o dia de cada um e trocarmos juras de amor (rs, barango, eu sei). Ela, há poucos meses, vivenciou uma transição de carreira para uma atuação completamente nova e assustadora nos novos moldes. Teve um início turbulento, repleto de incertezas e percalços. Hoje, porém, ela prospera, está confiante e projeta um crescimento incrível.

Engraçado como eu, que outrora era o apoiador dela em momentos difíceis, agora estava sendo apoiado da mesma forma. Ela fez das minhas palavras as dela, me reconfortando e passando ensinamentos valiosos sobre o momento que eu estava passando através de experiências recentes da sua vida. Agora eu estava ainda mais sereno, confiante e com o mindset voltado no “mais importante que a velocidade é a direção”!

Ela não só me tranquilizou, como abriu meus olhos para novas possibilidades erotas de ação que eu poderia adotar (novos lugares para frequentar, pessoas diferentes para abordar, etc).

Por quê te contei tudo isso?

Em toda jornada, seja ela pessoal ou profissional, pequena ou grande, podemos começar a andar sozinhos. No entanto, dificilmente chegamos onde queremos sem ajuda de outras pessoas. É vital que saibamos identificar quem são nossos aliados na caminhada! Para evidenciar, aliados são aqueles que são capazes de nos ajudar (da sua forma) na construção do nosso caminho, seja com apoio financeiro, material e emocional, ou agregando conhecimentos.

Uma vez que você tem a clareza de quem são seus aliados e como estes podem te ajudar, pode recorrer a eles com enorme assertividade. Isso vai te poupar energia, tempo e dinheiro. Nos exemplos pessoais que escrevi acima, falei sobre pessoas que foram aliadas emocionais. No caso da minha namorada, além de emocional, também me agregou conhecimento.

Outros exemplos: certa vez precisei desenvolver um material inovador para meu trabalho e recorri a um amigo que julgo ser o mais criativo para me ajudar. Ele o fez de bom grado. Me economizou tempo e energia. O resultado do material ficou, muito provavelmente, melhor do que se eu tivesse feito sozinho. Em outra circunstância precisei utilizar recursos de informática e mídias sociais  que não dominava . O que eu fiz? Acionei outro amigo que detinha esse conhecimento. Ele me ensinou a fazer o que eu requeri, logo me tornei independente e mais esperto. E por aí vai…

Aliados para vida

É muito comum não identificarmos os possíveis aliados ao nosso redor e isso faz uma falta danada! Convido você a parar por um instante e refletir sobre quem você conhece que pode te ajudar, da forma que for, a vencer um obstáculo que você está enfrentando. Ou ainda a implementar uma nova abordagem e te ensinar algo que queira aprender. Pode ser um cônjuge, amigo, parente, colega, chefe, funcionário, etc… Pensou nos nomes? Fez uma lista? Agora entre em ação e acione esse pessoal!

Quanto aos meus aliados, só tenho gratidão por tudo o que fizeram e fazem comigo e por mim! Especialmente à minha namorada, a maior parceira e escudeira que poderia querer!

Ah, e se quiser que eu seja um aliado na sua jornada, terei um enorme prazer em sê-lo! Mande um e-mail para vemcomigo@coachjota.com.br e certamente te ajudarei!

EBOOK: O GUIA PARA SEU TRABALHO VALER AINDA MAIS

Comentários

Comentário