Foco vs Focos: focando em duas atuações totalmente distintas
usuario

Publicado por Jota

Foco vs Focos: focando em duas atuações totalmente distintas


Avalie seu foco! É possível ter sucesso profissional focando em duas atuações totalmente distintas?

Foco vs Focos

A resposta mais sensata para essa pergunta é: talvez. O que você entende e busca como sucesso profissional? Se sucesso profissional para você é desempenhar alto rendimento, crescimento contínuo, ter uma gorda remuneração, reconhecimentos e notoriedade em alta e mais algumas coisas parecidas, aí minha resposta será “improvável”.

Quando um profissional executa atividades distintas mas que demandam competências similares, parceiros similares ou nichos similares, acredito que exista uma interseção entre tarefas que lhe permitirá conquistar um satisfatório êxito em ambas, mas quando não há esses níveis de semelhança, certamente um dos seguintes cenários acontecerá:

  1. as duas atividades fracassarão;
  2. s duas atividades ficarão meia-boca;
  3. uma atividade ficará ruim e a outra meia boca.

Isso se deve ao simples fato de que foco só existe um!

Te convido a fazer uma breve atividade

Erga seu braço direito e levante seu dedo indicador, Feche um dos olhos e dê a máxima atenção para a ponta deste dedo. Como você nota a nitidez desse dedo? E como está imagem de todo o restante? Embaçada e meio borrada, não é mesmo?

Quando dividimos nossa atenção, investimentos e esforços em áreas distintas, a maior probabilidade é de que você não atinja seu máximo potencial, os 100%, em nenhuma das duas. Vejo que profissionais que focam e se dedicam 100% em uma única atividade estão muito mais satisfeitos financeiramente e em reconhecimento do que aqueles que tem 60% de rendimento em duas tarefas.

Você conhece algum jogador de futebol que seja um ótimo zagueiro e um exímio atacante ao mesmo tempo? Um goleiro espetacular e o lateral esquerdo mais veloz?

Indo um pouco mais além, vejo até que nossa atividade social quase sempre está atrelada com nossa vida profissional e o que fazemos nesta. Se você tem atuações muito distintas, qual identidade você está formando? Como você será reconhecido?

Gosto muito da analogia do pato. O pato é um animal que faz tudo e não faz nada bem feito. Ele sabe nadar mas não é o melhor nadador. Ele corre mas não é veloz. Ele é capaz de ter fases de voo mas não voa com maestria. Ele tem voz mas não canta.

Se para você está bom colher 60% dos louros de duas atividades, muito bem, quem sou eu para julgar o que é melhor para você, mas se você acredita que merece mais e deseja ter esse máximo rendimento, lhe pergunto: na vida profissional, você quer ser o pato ou o focado 100%?

Gostou? Confira também nosso artigo sobre promoções e descontos e fique atento para novos conteúdos aqui no blog do Jota.

EBOOK: O GUIA PARA SEU TRABALHO VALER AINDA MAIS

Comentários

Comentário