Garantia no serviço traz garantia de valor agregado
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Publicado por Jota

Garantia no serviço traz garantia de valor agregado


Se você é prestador de serviços, com esse artigo você vai abrir sua cabeça para uma das mais valiosas ferramentas de valor agregado e aquisição de confiança pelo cliente. Estou falando de “garantia”. Muitos serviços possuem alto grau de intangibilidade (já falei sobre isso em outro artigo), logo é necessário que o cliente confie mais no profissional do que no próprio serviço, concorda? A menos que esse profissional tenha sido recomendando por outro cliente satisfeito, é possível que o primeiro contato ou o primeiro orçamento gere uma desconfiança no prospecto. Para contornar essa situação, oferecer uma garantia da sua prestação de serviços é uma excelente saída!

Mas o que é essa garantia?

A garantia pode ser referente à entrega de resultados, satisfação do cliente, prazo de entrega ou qualquer outro aspecto que você entenda que geraria valor para o seu cliente. Imagine um cenário em que você foi até um engenheiro requerer um projeto de reforma do seu apartamento. O engenheiro diz então que lhe entregará o projeto na data X e que sendo aprovado, em Y dias ele será executado e concluído. Ele afirma ainda que a cada dia de atraso na entrega do projeto ou do apartamento ele lhe fará um abatimento de 3% sobre o que lhe deveria ser pago. Fantástico, não é?

Em minha atuação, por exemplo, dou a garantia para o meu cliente que, caso não esteja satisfeito com o processo ou se identificado com a metodologia até a terceira sessão, este terá o ressarcimento sobre o restante do dinheiro investido. Felizmente até hoje isso nunca aconteceu.

Mas o que é interessante nessa situação é que, pelo grau de intangibilidade do meu serviço, essa garantia gera conforto e segurança em meu cliente, pois ele não precisa “arriscar” o investimento. Na cabeça dele, é como se ele pudesse experimentar e caso não se identifique possa ir embora com tranquilidade.

Hoje vejo vários cursos que requerem um alto investimento financeiro para a inscrição, mas garantem que caso você não goste do conteúdo, em até X dias após a matrícula eles devolvem seu dinheiro integralmente.

O que acontece então?

Muitas pessoas que estavam na dúvida se o conteúdo é bom ou não, se vai fazer sentido para elas ou se vão gostar do professor, vão lá e se inscrevem já que o risco parece diminuído. E garanto que os profissionais envolvidos nessa oferta o fazem porque sabem (ou simplesmente têm a confiança) que quando os prospectos iniciarem o curso, a maioria esmagadora permanecerá.

O meu convite é para que você encontre um ponto de interseção entre o que cliente gostaria para ter mais segurança para lhe contratar, o que ficaria bom para você profissional e o que você pode de fato garantir.

Dê garantias tangíveis a cada cliente

Você já viu alguma escola de inglês garantir que em dois anos (às vezes até menos tempo) você estará fluente na língua? Acredito que já, né? É o que mais vejo as escolas afirmarem, mas eles têm como garantir isso? Cada aluno possui uma capacidade de aprendizagem diferente, uma dedicação dentro e fora de sala diferentes etc. Essa é uma garantia também intangível, logo também pouco funcional.

O profissional que oferece garantia em sua prática profissional está gerando valor agregado. Afinal, quem não gosta de se sentir um pouco seguro, principalmente tratando-se de dinheiro, não é?

Veja também o preço que se paga em um processo de coaching.

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