Aprendendo a gerar valor agregado para o seu negócio
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Publicado por Jota

Aprendendo a gerar valor agregado para o seu negócio


Certamente você já me viu falando sobre “valor agregado” (e sua importância) em outros artigos e postagens nas redes sociais, não é mesmo? Mas afinal de contas, do que se trata esse bendito valor agregado?

De maneira bem sucinta, digo que é qualquer ação ou aquisição que aumente a percepção de valor do cliente sobre o produto ou serviço que você oferta. Quando algo gera uma percepção de “uau” no cliente, por mais implícita que essa reação seja, houve ali a percepção de valor agregado.

Para exemplificar gosto do seguinte cenário. Muito comumente, ao entrarmos numa loja, o vendedor nos oferece café e água, correto? Isso é um mimo que gera valor agregado. Porém, como muitos estabelecimentos já praticam isso, nosso cérebro entende como algo normal. É como se já fosse quase uma obrigação desses estabelecimentos. Mas, se além do café e da água, forem oferecidas opções como o cappuccino, sucos ou até mesmo uma cerveja, “UAU”, que diferente. Que máximo!

Detalhe que merece destaque: é muito mais fácil perceber valor agregado em produtos, mas acredito que os que fazem maior diferença são os tratos humanos, os serviços.

Se você se matricular em uma academia e esta te presentear com artigos personalizados como mochila, camisa, garrafinha e/ou toalha, você certamente achará bem legal (ainda que não utilize nenhum).  Não é? Mas garanto que o que fará você indicar essa mesma academia para seus amigos não serão esses produtos, e sim o tratamento que você recebe. Se os recepcionistas te cumprimentam pelo nome, os professores te auxiliam, o marketing lembra de te enviar mensagem em seu aniversário, o banheiro é impecavelmente higienizado, a academia promove eventos e confraternizações etc, poxa, isso sim é “uau”!

“Mas Jota, isso não é obrigação de toda academia”? Bom, em tese sim. Mas o que vemos cotidianamente contraria isso. Ao se praticar tais comportamentos, esses passam a ser os diferenciais desse estabelecimento. Logo, a percepção de valor do cliente para com esta é maior do que a academia concorrente que não os pratica.

Você quer ganhar mais dinheiro sem trabalhar mais? Gere valor agregado!

Entenda desde já que preço e valor são coisas distintas. Essa é uma diferenciação vital para se ter êxito. Valor dita o preço, mas nem sempre o preço dita o valor. Se você tem um produto que gera essa percepção de valor, certamente você poderá cobrar preços mais elevados. Mas não é porque seu produto tem preço elevado que ele tem muito valor para o cliente.

Quer cometer “suicídio profissional”? Aumente seu preço sem aumentar o valor do seu produto/serviço. Sem sombra de dúvidas que haverá reclamações. Na cabeça do consumidor ele estará pagando mais pelo mesmo. Se você aumentar o valor agregado será diferente. O cliente o perceberá e pagará de bom grado. Ele achará justo.

Uma ferramenta valiosa para descobrir como gerar aquele baita valor agregado é o “mapa de empatia”. Para conhecer mais sobre ele basta acessar o artigo O que é e como usar o mapa de empatia.

Se você ainda não sabe como gerar valor agregado em sua atuação profissional, principalmente sendo autônomo, vem comigo fazer essa descoberta e alavancar sua carreira! Lembre-se: para ganhar mais dinheiro não é necessário trabalhar mais. O que é fundamental é trabalhar de forma inteligente e melhor.

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