O Mindset para empreender
usuario

Publicado por Jota

O Mindset para empreender


O primeiro passo para uma jornada de sucesso no empreendedorismo começa dentro do próprio empreendedor. Na mentalidade, no mindset para empreender. Naturalmente os primeiros passos da maioria na hora de empreender são analisar fatores externos como oferta, demanda, perfil dos consumidores etc, esquecendo de maturar o interior, que é o verdadeiro alicerce do negócio.

Pausa breve. Entenda que empreender é o ato de colocar algo em desenvolvimento, executar, realizar, conseguir ou tentar algo difícil, criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro. Solucionar algum problema com habilidade e criatividade ou mesmo transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade. Conclusão: empreender é possível para todos.

Um conhecimento importante é que a vida é instável. Sempre foi e sempre será. Lutar contra isso é procurar motivos para se tornar ansioso. E se fosse tudo estável, previsível, certamente ficaríamos entediados. Gosto de dizer que a graça da vida está em resolver problemas, em empreender.

Como analogia, imagine os sinais vitais cardíacos de uma pessoa em um monitor. Quando os sinais estão estáveis, sem mudança, significa o que? A pessoa faleceu. É vital, com toda a denotação da palavra, que o os batimentos cardíacos apresentem “altos e baixos”, instabilidade, oscilações. A vida é assim.

Empreendedores morrem de medo dessa oscilação porque só conseguem enxergar o lado negativo da situação. Só conseguem imaginar um cenário em que têm um faturamento legal, a vida fluindo, daí vem alguma forma de instabilidade e BOOM, seu negócio se ferra e agora ele está fadado a passar fome. Faz sentido imaginar que existe a possibilidade de você estar lá levando seu business numa boa e, BOOM, você capta ótimos novos clientes e sua renda aumenta, de um mês para o outro, 40%? Pois então.

Se você possui esse objetivo isso requer o mindset para empreender. Você precisa estar preparado para os revezes, claro, mas também precisa estar pronto e fazer por onde para crescer. Acredito verdadeiramente que crescer ou fracassar depende, invariavelmente, muito mais de nós mesmos do que de fatores externos.

É fundamental adotar uma postura otimista e enxergar que cada problema traz consigo uma oportunidade de crescimento. Cada momento estressor traz uma lição, uma aprendizagem para fortalecer a si próprio e também ao negócio.

As chances são de que se você conseguir superar um problema uma vez, essa mesma questão não voltará a se repetir. Virão outros problemas maiores que os anteriores e você não terá outra opção senão crescer para resolvê-los, permitindo que você fique cada vez maior. Os desafios que eu tinha em meu início de carreira certamente parecem fáceis a essa altura, e os problemas que tenho hoje parecerão iguais daqui um tempo.

O primeiro passo para conquistar o mindset para empreender é adotar a auto responsabilidade. É assumir que os resultados que você colhe, bons ou ruins, são oriundos de ações suas, não do acaso, não da sorte ou azar. Simplesmente não existe nenhum resultado que não seja precedido por uma ação sua (a inação também é uma escolha e atitude).

Você certamente conhece algum profissional liberal ou empresário que tem um negócio considerado bem-sucedido mas está constantemente se colocando em dúvida, com auto estima baixa e sofrendo de ansiedade ou depressão. Esse empreendedor construiu uma linda casa num terreno arenoso. Fundação fraca.

Dan Lok, um dos meus mentores, diz que a principal característica para um empreendedor ter sucesso é a habilidade de suportar dor por um longo período. Não importa qual o seu empreendimento, mais cedo ou mais tarde você será testado e sem o mindset para empreender ideal você poderá ruir. Não existe caminho sem pedras.

Você pode empreender com ou sem o mindset ideal, mas eu lhe garanto que somente em um desses casos você irá o mais longe possível.

Se você tem batalhado constantemente com seu lado emocional na sua atividade e refletido na sua saúde ou nos resultados, me envie um e-mail e vamos bater um papo.

Comentários

Comentário