O preço que se paga em um processo de Coaching
usuario

Publicado por Jota

O preço que se paga em um processo de Coaching


Certamente ao ler a palavra “preço” no título você pensou em dinheiro. Não é? Claro que o investimento financeiro em um processo de coaching não deixa de ser um fator preponderante. Sair da zona cinza de conforto e conquistar suas metas (ou até mesmo identifica-las) representa um ganho substancial que justifica os preços praticados. Mas não é desse preço que estou falando.

Primeiramente é necessário mencionar um fato importante. Se você procurou ajuda de um profissional para aumentar seu desempenho profissional e pessoal, provavelmente é porque seus resultados atuais não estão lhe satisfazendo. Correto? Se seus pensamentos e ações atuais estão lhe conduzindo para tais resultados, é sensato eu afirmar que você terá que pensar e se portar diferente de agora em diante. Está aí o primeiro preço a se pagar.

Insanidade é fazer as mesmas coisas sempre e esperar resultados diferentes – frase atribuída à Albert Einstein.

Quebrar alguns velhos hábitos e forçar a entrada de novos é fundamental… e às vezes não tão fácil. Será exigido que você aja, deliberadamente, de formas diferentes das quais você normalmente agiria. E sejamos honestos que isso, à princípio, incomoda.

Diferentemente de várias outras práticas de desenvolvimento profissional e pessoal, o coaching demanda ação. O coach, no caso eu, e você próprio, iremos sugerir atividades externas (como um dever de escola) para realizar no período entre sessões. Essas tarefas podem ou não estar relacionadas com o debate e o conteúdo proposto na sessão em questão. Uma coisa, no entanto, é fato: sempre estimularão o seu desenvolvimento rumo ao objetivo.

Sempre evidencio aos meus clientes a importância da realização das atividades externas. Também digo que o que diferencia a pessoa que atinge as metas propostas das que não as atinge, é justamente a capacidade de agir e colocar a mão na massa. Ou seja: faça os deveres de casa e suas chances de sucesso aumentarão drasticamente.

Agora vem o próximo preço a ser pago…

Para a realização dessas atividades é necessário se planejar. É preciso abrir um espaço na agenda das suas programações rotineiras e fazer algo diferente. Justamente o que eu havia dito anteriormente: quebrar hábitos. Ter a clareza de que você terá que abrir mão de algumas coisas e gerir melhor seu tempo é fundamental.

Todos temos agenda apertada e muitas responsabilidades. Mas como diz o ditado, “se fosse fácil todo mundo faria”. O sucesso consiste na minoria das ações que a maioria das pessoas não está disposta a fazer. Isso nos leva a outro ponto igualmente importante. Além de se planejar e reservar tempo, será necessário despender de energia e dedicação. É muito tentador simplesmente relaxar e curtir o ócio após uma baita jornada de trabalho. No entanto, quando isso é feito rotineiramente, torna-se um ato extremamente improdutivo.

Sacrifício é necessário para o sucesso

Para conquistar o objetivo que você tanto almeja, seja ele alavancar suas finanças, aumentar sua qualidade de vida, comprar uma nova casa, instalar um novo sistema de trabalho ou qualquer outro, você terá que se sacrificar por um período. Parece clichê o que estou falando, mas ainda assim muitas pessoas tendem a ignorar essa realidade.

“Mas Jota, eu já trabalho demais e vou ter ainda mais coisa pra fazer?”. Sim. Simples assim. Lembre-se que se fosse fácil todo mundo faria. Você vê todo mundo tendo os resultados que gostaria?

Se você disser que quer ter uma vida medíocre (na média), tudo bem. Não irei lhe julgar pois a decisão e a vida são suas. Saiba, porém, que a partir do momento que decidir ter resultados diferenciados, suas ações e dedicação também deverão ser diferenciadas. Comprometimento nota 10, resultado potencialmente nota 10. Comprometimento nota 6, resultado fatalmente menor ou igual a 6. O que você quer para si?

Esses são os reais preços a se pagar em um processo de coaching: quebrar hábitos que lhe são confortáveis e funcionam como uma âncora que impendem seu progresso e o sacrifício de tempo e energia.

Garanto que se você se comprometer e dedicar nesses quesitos, mesmo que por um período breve, os resultados serão tão satisfatórios que terá valido, literalmente, a pena. E não é só isso. Ao ver o que você conquistou ou ainda está conquistando durante o processo, o preço monetário será um mero detalhe, algo irrisório. Acredite nisso!

E então… você está disposto a pagar o preço?

EBOOK: O GUIA PARA SEU TRABALHO VALER AINDA MAIS

Comentários

Comentário