O que é e como usar o “mapa de empatia”?
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Publicado por Jota

O que é e como usar o “mapa de empatia”?


O mapa de empatia é uma ferramenta valiosíssima que deve ser utilizada no momento que precede a implementação de um novo produto ou serviço no mercado, bem como na hora de fazer uma alteração em algo já existente.

Pareceu complexo? Relaxe que agora ficará mais simples.

Mapa de Empatia

Sempre digo aos meus clientes que desejam inovar suas práticas profissionais que “mais importante que vender algo que goste é vender algo que seu potencial cliente precise”. Muitas pessoas acreditam que um produto ou serviço será um estouro simplesmente porque gostam da própria ideia. Muitas vezes, porém, esquecem de ir um pouco mais a fundo.

mapa de empatia

Planejamento é vital para o êxito de qualquer ação.

Você já bem deve saber que planejamento é vital para o êxito de qualquer ação, correto? O mapa de empatia então vem para coordenar todo esse movimento. Ele é tão importante que não sei dizer ao certo se ele faz parte do planejamento ou se vem até antes do mesmo. Rs.

Essa ferramenta lhe permitirá visualizar as demandas do cliente, bem como seu próprio produto, através dos olhos do consumidor (por isso o nome “empatia”). “Mapa” se deve ao fato de que quando concluído, você terá todo o caminho traçado para agir de maneira assertiva. Dessa forma irá se comunicar com precisão com o cliente desejado.

O primeiro passo é identificar QUEM É esse cliente. Qual a faixa etária média dos consumidores, qual o gênero predominante no grupo, etnia, religião, classe social, onde vivem, o que gostam de fazer, o que costumam ouvir no que se refere à produtos/serviços similares aos seus etc.

Ok, agora que você já sabe quem é seu cliente ideal, vamos ao próximo passo.

Entre na cabeça do seu consumidor!

Na sequência você deverá entrar na cabeça desse consumidor e entender o que ele quer e se precisa de um produto/serviço como o seu. Chamo isso de “dores e necessidades”. Você percebe que quando entender isso, você conseguirá entregar exatamente o que ele deseja comprar? Ainda que ele não saiba disso…

Uma vez perguntei à um sábio e rico amigo o que ele poderia me ensinar, em um parágrafo, sobre dinheiro. Eis que ele disse: “ganhar dinheiro se resume a resolver o problema de alguém. Quanto melhor você resolver e de quantas pessoas mais, mais dinheiro você ganhará”. Incrivelmente inteligente e óbvio, não acha?

É sobre isso que se trata o mapa de empatia. Entender qual problema o seu cliente ideal quer que seja resolvido!

Outro benefício vital que a aplicação do mapa de empatia lhe trará é alinhar sua comunicação com o público alvo. Você conseguirá usar a linguagem, as mídias, as imagens e os exemplos ideais para atingir o coração dos consumidores! Estratégias de marketing e vendas precisas, cirúrgicas! Fará com que eles queiram comprar o que você quer vender!

Como enriquecer as informações dessa ferramenta e sair do achismo? Ir ao campo de batalha. Sugiro que você faça pesquisas de campo: entreviste pessoas do ramo similar, formule questionários ao consumidor, visite lojas e profissionais, observe o movimento de produtos e pessoas e outras coisas mais que te ajudem a identificar esses dados que procura.

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