Papéis na vida
usuario

Publicado por Jota

Encontrando o equilíbrio entre os papéis na sua vida


Se lembra que no último texto te contei que incluí uma “perna” na definição de sucesso? É sobre ela que irei falar hoje. Todos temos diferentes papéis na vida. Hoje tenho o papel de Coach (profissional), de filho, de irmão, de namorado, de amigo, de indivíduo, entre vários outros. A forma como você será capaz de encontrar o equilíbrio entre esses papéis, ao meu ver, é fundamental para atingir o sucesso.

Imagine que você sonhava em ser um engenheiro renomado e dono da própria construtora. Que correu atrás disso e conseguiu. Conquistou muito dinheiro, condições e tempo para fazer algumas viagens. Tem seu tempo de lazer diário. Pode sair para comer e beber coisas boas. Já foi convidado algumas vezes para apadrinhar casamentos e crianças. Talvez tenha até uma rua com seu nome…

Imaginou? Parece bom, não é? E se para chegar nesse ponto você abriu mão de alguns papéis na vida que levou até aqui?  E se isso acarretou no fim do seu casamento e comprometeu a relação com seus filhos?  E se sua barriga estiver enorme e o condicionamento físico… nem se fala. Cansa só de pensar em subir uma escadaria? E se os amigos do peito que antes, com muita dificuldade, contabilizavam uma mão cheia, hoje, depois de tanto se dedicar ao trabalho e “não ter tempo” para nada, não passam de um ou dois, no máximo?

Ache um ponto de equilíbrio entre os papéis na vida

Aí vem a pergunta: valeu a pena ter dinheiro, qualidade de tempo e prestígio social sem prezar pelo equilíbrio entre os papéis na vida pessoal e profissional?

Aprendi uma metáfora com o coach Gerônimo Theml que irei levar comigo para o resto da vida. Imagine que você é o garçom de um restaurante e que o melhor cliente da casa está sentado em uma mesa distante, no fim do salão. Você quer atender esse cliente da melhor forma possível, levando tudo que ele deseja numa velocidade tal que a comida não esfrie e a bebida não esquente. Ao mesmo tempo você precisa fazer isso com muita cautela para que nada caia da bandeja.

O restaurante simboliza a sua vida e o cliente o seu maior sonho. Tudo que está em cima da bandeja representa tudo que é importantíssimo manter com você quando alcançar o sonho. Coisas como saúde, beleza, amigos, casamento, amor dos filhos ou quaisquer outras características que você julgue vitais (tudo aquilo que se você perder no meio do caminho não vai fazer tanto sentido para o cliente).

Cada dedo que suporta a bandeja por debaixo representa um dos papéis na vida. Se ao longo do caminho até o cliente um dedo escapole, o que acontece com a bandeja? Correto, ela desequilibra. Faz sentido pensar que se ela desequilibrar algo importante para você, algo que você não queira que caia da bandeja, pode, de fato, cair?

Essa metáfora é valiosíssima para perceber o quão importante é saber distribuir nossa atenção e energia para equilibrar todas a relações e estados que valorizamos para nossa vida. Sejam eles físicos, psíquicos ou sociais. É muito comum vermos alguém negligenciar algum dos papéis em detrimento de outros.

Seja uma pessoa multifuncional

Certamente você conhece alguém que há muito não encontra com os amigos. Provavelmente já ouviu falar de um marido que não dá a devida atenção a sua companheira porque disponibilizou muitos esforços para o papel profissional. Talvez conheça alguma mulher que de tão preocupada em ser uma boa mãe esqueceu-se de ser uma boa esposa.

Talvez também conheça um homem tão preocupado em ser o novo Schwarzenegger (está escrito corretamente, pode confiar) que negligenciou os estudos. Uma pessoa que de tanto se ocupar com tarefas profissionais e domésticas esqueceu de ter um tempo para si. Alguém que de tanto trabalhar não se exercita em anos e diz que a idade é que está pesando. Ou uma pessoa que só pensa em viajar e acabou esquecendo de visitar os próprios pais. São tantos exemplos que poderia ficar horas escrevendo…

Se você então compartilhou da minha definição de sucesso e percebeu a importância de achar o equilíbrio entre os papéis na vida, lembre-se de ser multifuncional, pois a vida não é só uma única “coisa”.

O que está desequilibrado em sua bandeja que você gostaria de estabilizar novamente? Qual papel você está deixando de exercer e que, voltando-se para ele, fará diferença para você e as pessoas ao seu redor? O que você vai fazer agora?

EBOOK: O GUIA PARA SEU TRABALHO VALER AINDA MAIS

Comentários

Comentário